Véu da Noiva (Parque Nacional da Serra dos Órgãos) - tem 40 metros de altura e é muito procurada tanto para rappel ao lado da cachoeira como para cascading. Nos finais de semana e feriados prolongados é grande o numero de pessoas que acampam nas proximidades. A cachoeira é cercada de Mata Atlântica com muitas bromélias e orquídeas.

Poço Paraíso (Parque Nacional da Serra dos Órgãos) - local de rara beleza e muito ensolarado, com espelho d'água grande e boa profundidade. Próprio para banhos e natação.

Pinheiral (Vale do Bonfim) - é um dos balneários mais famosos de Petrópolis. A infra-estrutura é precária, mas as águas da cachoeira e dos poços são transparentes e atraem muitas pessoas. O acesso é feito pela Estrada do Bonfim, na altura do Km 2,5.

Cachoeira das Bromélias (Parque Nacional da Serra dos Órgãos) - o local é bem preservado e a ducha proporciona um banho relaxante. O acesso é feito pela trilha com início na guarita do IBAMA, na entrada do Parque.

Cachoeira das Andorinhas (Parque Nacional da Serra dos Órgãos) - encravada entre dois paredões rochosos com um poço de mais ou menos 4 metros de profundidade. Entre os paredões onde a água cai os andorinhões vêm se aninhar e é possível ver revoada de centenas deles. O acesso começa na guarita do Parque, seguindo a trilha que leva ao Véu da Noiva.

Cachoeira da Jibóia (Parque Nacional da Serra dos Órgãos) - tem pouco volume de água, mas é bem alta, devendo ter em torno de 90 a 100 metros. O local pode ser explorado por grupos de excursionistas pequenos e com disposição para enfrentar uma subida bem íngrime, compensada por um belo mirante natural. O acesso começa na guarita do Parque, seguindo a trilha que leva ao Véu da Noiva.

 

 
voltar