App

Baixe grátis o app na Google Play ou na Apple Store


Warning: include(menu.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/guiadeitaipavaco/public_html/detalhe_tur.php on line 102

Warning: include(menu.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/guiadeitaipavaco/public_html/detalhe_tur.php on line 102

Warning: include(): Failed opening 'menu.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/guiadeitaipavaco/public_html/detalhe_tur.php on line 102
Trilha da Pedra do Boné
Trilha da Pedra do Boné
Trilha da Pedra do Boné



Trilha da Pedra do Boné

É fácil identificar o Morro do Boné ou Morro do Bonet, pois ele é o morro que fica praticamente em frente as antenas do centro de controle CINDACTA I. Esse centro de controle é responsável pelo espaço aéreo de uma área 1.500.000 m2 que equivale a uma área 3 vezes maior que o território da França.
Morro do Boné se eleva a 1.552 metros de altitude e se encontra inserida na Reserva Biológica do Tinguá (REBIO Tinguá) próximo a Serra do Couto e da Reserva Biológica de Araras, além de ser curiosamente o ponto mais alto da cidade fluminense de Duque de Caxias.
Seu nome liga-se ao formato geológico parecido como a de um boné visto de longe, dos outros morros ou até mesmo quando ele é visto da BR-040. A trilha é acompanhada no começo por uma vegetação rupestre e solo irregular quase sempre de pequenos cascalhos lavados da pedra matriz e do solo, mas no decorrer da caminhada a trilha adentra a mata onde podemos observar várias espécies de nossa Mata Atlântica como as Bromélias e até mesmo Orquídeas. Em um ziguezigue na montanha chega-se ao topo, um pequeno espaço tanto comprimento quanto na largura, donde o aventureiro por menos de 40 minutos, não vai embora, tamanha a beleza oferecida no local.

Montanhas da Reserva do Tinguá
O cume do Boné possui uma das vistas mais completas do conjunto de montanhas da cidade serrana de Petrópolis. Do alto de seu cume podemos observar toda Serra do Couto e seu pico dominante, o Congonhas, a antiga Estrada do Imperador entre a Floresta, a Serra das Araras, a Pedra do Retiro, o Alcobaça, a Serra dos Órgãos, vários morros da Serra Estrela como o Cobiçado, Inferno e o Cortiço, a Cidade de Petrópolis e seus bairros, Rodovia BR-040 e as pistas da Rodovia Washingthon Luiz, como uma grande serpente petrificada que se destaca entre uma Mata densa.

Visual do Morro do Boné
Como o Boné se localiza bem no contra-forte da Serra do Mar (a primeira linha de morros da serra) não existe nada na frente que possa atrapalhar o nosso visual quando olhamos na direção do litoral. De lá podemos observar a grande Baia da Guanabara, a Cidade do Rio de Janeiro, parte da Cidade de Niterói e a Baixada Fluminense. Realmente um Show! E tudo isso com uma curta caminhada que não leva 45 minutos.

Altitude: 1.552 m.
Nível: Caminhada Leve.
Duração: 45 min (Ida).
Desnível: 250 metros.
Carta Topográfica: Miguel Pereira.
Atração: Paisagem.

A Trilha
O início da trilha para o Morro do Boné fica na Estrada do Rocio a 7 km da BR-040 e um pouquinho antes de uma pequena queda d'água que fica em uma entrada no mato a esquerda, numa pedra sempre molhada.
A trilha é bem marcada, única e começa a beira da estrada subindo em uma aclive bem acentuado. No começo da caminhada é preciso tomar cuidado com pedras soltas devido a erosão do solo, depois de uns 20 minutos na trilha ela adentra a Mata Atlântica e fica menos ingrime e o calor também diminui.
Depois de quase 40 minutos de caminhada a trilha chega em um platô com grandes blocos de pedras que formam o cume do Boné. Para acessar o seu cume é necessário fazer um pequeno trepa-pedra bem simples. Do seu cume tem-se uma bela vista do Maciço do Tinguá, do Morro das Congonhas, da Serra dos Órgãos e da cidade de Petrópolis.



  • Trilha da Pedra do Boné
    Acesso pela estrada do Rocio que é a estrada para as Antenas do CINDACTA I.
    Rocio, Petrópolis - RJ
    CEP:
  • Horário
    Preferência diurno.





  • Voltar